6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)

novembro 20, 2013 – novembro 23, 2013


Em sua sexta edição, o Seminário Nacional de História da Historiografia, agora intitulado “brasileiro” para denotar a dimensão internacional que o evento adquiriu ao longo de suas edições, propõe como tarefa avaliar o impacto e o legado do chamado Giro-linguístico para a historiografia e as Ciências Humanas em geral. Sem querer entrar em definições sobre datas fundadoras, tomamos a proximidade dos 40 anos de publicação da primeira edição do Meta-história de Hayden White (1973) como baliza para pensarmos nessas quatro décadas em que a linguagem ocupou o centro do debate intelectual.

Nem todos os setores da historiografia foram transformados da mesma forma pela nova centralidade adquirida pela linguagem, mas certamente nenhum deles pode silenciar frente aos desafios, e mesmo provocações, lançadas por esse deslocamento. Como pensar os fenômenos sociais, culturais, políticos ou econômicos sem a mediação, em vários níveis, dos fenômenos da linguagem? Ao mesmo tempo, fomos desafiados a pensar os limites da linguagem e no que estaria para além dela.

Confira o blog cultural do 6SNHH!! Nele você encontra informações detalhadas sobre o seminário além de  atrações turísticas na região, transporte, hospedagem, alimentação e muitas outras coisas para tornar sua estadia durante os dias do evento ainda muito mais agradável.